Cutelaria americana?
Em recente pesquisa conduzida pela revista Blade Magazine, notou-se que 90% da industria cuteleira norte-americana atualmente é produzida na China. Primeiro motivo é economico, uma vez que a mão de obra chinesa custa 1/4 da americana, depois considera-se a alta capacitação técnica da novas fábricas chinesas, além do processo de transferência de tecnologia dos Estados Unidos para este Dragão Asiático.
Alguns presidentes de cutelarias americanas, entre os quais se destaca Sal Glesser da Spyderco, elogiam muito o atual estágio de produção dos chineses, dizendo inclusive que algumas fábricas estão no mesmo estágio que os melhores canivetes e facas produzidos no Japão na década de 1980 e 1990.
Mas convén nunca confundir o produto de alta qualidade que vem da China com a chancela de marcas americanas (e japonesas, alemãs, etc) com o produto de alguma marca obscura ou inexistente. Assim, lá como aqui, também existem produtos bons e produtos péssimos, sendo tudo uma questão de preço.
A cutelaria se rendeu neste começo dos anos 2000 ao processo que a informática e eletrônicas já haviam adotado na década passada.
No caso da Spyderco, ela continua produzindo todos seus canivetes nos Estados Unidos ou Japão, mas criou uma marca nova, BYRD, para os fabricados na China. Alguns projetos, como o Spyderench, deixaram de ser fabricado nos Estados Unidos devido aos custos, e agora ressucitam numa nova versão Byrdrench com a metade do preço e com maior qualidade, segundo o próprio Sal Glesser.
20 de Maio de 2007 @ 15:24
Falando nisso, quando chegam os ByrdRench ?
20 de Maio de 2007 @ 17:24
A Spyderco/Byrd ainda não anunciou a data de lançamento, embora eles já estejam em produção na Byrd.
20 de Maio de 2007 @ 17:26
Olhem, eu tinha bastante rejeição em relação aos produtos Made in China, mas após ter visto e testado as lanternas Fenix, sinceramente, tive que rever meus conceitos. Elas tem desempenho maior do que as lanternas USA, soluções técnicas de ponta e praticidade e tamanhos reduzidos. Na cutelaria tenho algumas peças China supervisionadas pela Gerber, SW, Spyderco etc, que não deixam a desejar, mas não tem a excelência das lanternas Fenix.
Abraços
21 de Maio de 2007 @ 09:43
Penso que apesar de alguns produtos chineses serem bem feitos, a qualidade dos fabricados nos EUA ou Japão superam bastante aqueles.
Tenho por exemplo peças iguais feitas no Japão e na China, tendo as japonesas, por exemplo, um nível de acabamento bem superior.
A única vantagem das lâminas chinesas é o baixo custo de produção, já que chinês trabalha como escravo, o que possibilita um preço final inferior.
21 de Maio de 2007 @ 22:53
Opa! Porquê a Spyderco tá produzindo na China mas continua nos EUA?
Aí têm, e quero ir mais longe, o único motivo é economico, não venham me dizer que a China tá com empresas do nivel do Japão, isto é tentar acreditar na própria mentira.
Pessoal, sou leigo mas muito leigo se comparado a todos vocês, em termos de cutelaria,… não sei nem pegar numa “marreta”, mas adoro colecionar facas e canivetes, sou um cliente muito presente do Mauro, aprecio muito a honestidade dele, assim como já comprei de muitos outros, do ML, no Ebay comprei uma Randall nº18 e outra nº1, já tenho uma pequena coleção para afirmar de forma elogiosa que nossos cuteleiros artesões não ficam devendo em nada em termos de qualidade e bom gosto na fabricação de suas peças para os americanos,espanhóis, alemães, posso afirmar que se as marcas de que mais gosto começarem a vir da China, eu abandono estas marcas e só vou investir em cutelaria nacional.
Descupa me prolonguei, mas foi um motivo para elogiar todos os cuteleiros brasileiros e protestar aos americanos, pois se estou comprando uma Spyderco,Ka-Bar, Randall quero comprar um pouco da sua cultura americana e não da chinesa.
22 de Maio de 2007 @ 14:10
Caro Adailton,
Apenas para esclarecer alguns pontos que eu acho que ficaram confusos, respondo o seguinte:
1) Presidentes e diretores de diversas cutelarias americanas, Benchmade e Buck entre outras, já deram diversas entrevistas nas revistas especializadas em cutelaria do exterior sobre a atual qualidade do parque industrial chinês. Não é novidade que modernos maquinários reproduzem com qualidade qualquer produto, principalmente se este maquinário é instalado por experientes engenheiros das cutelarias americanas. Assim as cutelarias americanas conseguem reduzir os custos dos canivetes mais baratos e populares. Note que são estes canivetes baratos e populares que sustentam o mercado cuteleiro. A Spyderco, citado neste caso, tenta apenas sobreviver oferecendo produtos compatíveis com o desejo de consumo de mercado. Lá, como em qualquer lugar do mundo, os canivetes caros são para uma elite. Por não perceberem esta tendência que muitas cutelarias americanas estão quebradas, como a United Cutlery, Camillus, Schrade, etc.
2) As cutelarias mais prestigiadas continuarão fabricando nos Estados Unidos (ou Japão) mas com um preço sempre mais alto. Por este motivo a Benchmade criou sua linha chinesa (com caixas vermelhas) e a Spyderco criou a Byrd, para que colecionadores sérios consigam saber o que estão comprando.
Existe inclusive nos Estados Unidos uma lei obrigando toda cutelaria a gravar no produto o país onde ele foi fabricado. Esta é a razão que muitos canivetes trazem a gravação “China” (ou Taiwan, Japão, Coréia) na lâmina e a marca U.S.A. no cabo. Isto é para dizer que a lâmina foi feita na China, ou outro país qualquer, mas o restante do canivete foi montado nos Estados Unidos.
3) Esta lei não existe na União Européia e assim acontece de alguém comprar o mesmo canivete da Boker, por exemplo, na Alemanha e acreditar que é fabricado na Alemanha, pois ele não virá gravado “China” na lâmina, enquanto o mesmo modelo comprado nos Estados Unidos, da mesma Boker, tem obrigação de trazer esta origem. Não estou dizendo que todos os canivetes Boker são fabricados na China, mas sua linha mais popular é. A diferença, além da gravação obrigatória na lâmina, é o preço.
4) Já que você citou a Randall, convém lembrar que durante a Guerra do Vietnam, a própria Randall importava lâminas prontas da Alemanha e somente dava o acabamento e encabava as facas nos Estados Unidos. Nem por isso a Randall deixou de ser reconhecida pela sua qualidade. (fonte: Randall Made Knives, de Gaddis)
5) Não me pronunciarei sobre os cuteleiros artesanais, nacionais ou estrangeiros, pois não é o escôpo da Taymo. Apenas gostaria de lembrar que nem todo cuteleiro faz sua faca do começo ao fim. Alguns simplesmente desbastam as lâminas e mandam para outra empresa temperar e depois finalizam o acabamento. Outros ainda, simplesmente encomendam lâminas prontas de terceiros e finalizam a faca. Isto não é excessão, praticamente é regra, aqui na Terra Brasilis como nos Estados Unidos.
A grande motivação e alegria de colecionar facas e canivetes é pesquisar informações sérias para saber de quem se está comprando. Neste universo existe mais mito do que realidade, e alguns preferem até mesmo acreditar nos mitos do que encarar a realidade. Coleciono também facas nacionais, mas com certeza sou muito criterioso no assunto.
6) Finalizando, acho que todos poderemos continuar colecionando facas e canivetes procedentes de cutelarias americanas, pois sempre saberemos a origem da lâmina ou da peça inteira. O mesmo pode ser tido sobre a cutelaria européia, mas estes exigem muito mais pesquisa.
Obrigado por levantar este assunto, assim poderei colocar nos futuros lançamentos do site taymo a origem da cutelaria e a procedência da peça.
Caro Adailton, novamente obrigado pelo comentário.
23 de Maio de 2007 @ 11:23
Os russos fabricam Lada ( um carro simples) e Mig/Sukhoi ( avião de caça moderno ) , ou seja, extremos.
Creio que os chineses devem seguir a mesma filosofia dos russos.
Tem muita coisa boa , mediana e ruim vindo das fabricas deles.
A qualidade depende do interesse comercial, pois capacidade eles têm.
Basta lembrar que as grandes fabricas de automóveis estão com montadoras lá na China: MB, BMW e AUDI.
Como nada é perfeito, sobre a China e seus produtos vale lembrar que “está em curso o maior recall de ração de cães e gatos. Mais de 100 animais morreram ao comer certos tipos de ração (até Eukanuba e Iams, super premium, estavam incluídas)”.
Link, pois não achei o original no Estadao
http://blog.estadao.com.br/blog/patricia/?cat=47
23 de Maio de 2007 @ 18:17
Os produtos russos de ordem bélica são muito bons. A própria baioneta do AK 47 é muito resistente, embora esteticamente duvidosa.
De qualquer maneira, no que diz respeito à cutelaria, as peças de procedência americana e japonesa ainda são melhores que as chinesas, sendo bastante esclarecedoras as razões já expostas pelo Mauro Machado.
Ao final, não tenham dúvida: os produtos chineses vão continuar sendo mais baratos porque lá o trabalho é praticamente escravo, o que permite um preço mais competitivo.
23 de Maio de 2007 @ 20:27
Mauro e demais colegas da cutelaria,
As explicações do Mauro, ou melhor a aula do Mauro, (sim, sem deboches, pois sou um leigo perto do conhecimento de vocês) me deixaram orgulhoso de saber que todos os produtos que comprei do Mauro são de primeira linha, pois vem de uma pessoa muito conhecedora do assunto, quero muito aprender com vocês, mas o que quiz colocar foi meu apreço a cutelaria nacional, lógico, não era o tópico ideal, acho até que deveriamos abrir um tópico específico sobre o assunto.
Fico feliz em saber que nos EUA existe lei para gravar na lâmina o país de procedência, ótima idéia, mas continuo a afirmar que não quero fazer “negócios da China”, principalmente no tocante a este hobby da cutelaria, quero comprar algo que tenha história e “pedigree”. Entendi perfeitamente as colocações de todos os amigos e concordo com todas elas.
A propósito, o amigo que escreveu que a baioneta AK 47 é estéticamente duvidosa, e eu concordo, têm um motivo, segundo li numa revista hondurenha especializada em facas, havia um artigo que dizia que a largura da baioneta e o curto comprimento era para que em qualquer sentido que fosse a estocada, iria sempre romper algum osso ou seja, foi muito bem projetada e não um simple desenho.
Abraços a todos.
24 de Maio de 2007 @ 11:28
Cumpre ressaltar que as armas russas de modo geral são feitas para cumprirem bem seu papel e por muito tempo. As preocupações de ordem estética ficam num segundo plano(ou nenhum), pois o importante é que funcionem sempre.
Claro que nós, os colecionadores, gostamos de peças de qualidade que também sejam bonitas. Afinal, uma Tai Pan da Cold Steel por exemplo, com lâmina feita no Japão, além de ser de excelente qualidade é também muito bonita.
24 de Maio de 2007 @ 12:03
Bem, pegando o gancho de meus caros colegas os produtos chineses vão do lixo ao luxo num piscar de olhos, dependendo muito da região onde esse produto é feito lá na China, tendo como exemplo as bolsas Loi Vuitton, que o material é todo feito na Italia e ela é montada toda lá na China (mão de obra quase escrava) - FONTE GAZETA DO POVO.
Não se esqueçam que o parque fabril de cutelaria de Taiwan é altamento moderno, tanto de equipamento como de material humano.
E os produtos são um pouco mais caros que os da China mais de alta qualidade.
Mas num contesto geral, o parque fabril de cutelaria da China é bom e está melhorando a cada dia que passa e acho que no curto prazo não deixará nada a dever para os Americanos, Japoneses e Alemães, mas é claro canivetes feitos nesses paises tem nome e status.
Como um relógio Suiço feito na Suiça é uma Coisa, e o relógio Suiço feito na China é outra coisa.
Um abraço a todos.